A importância da Nutrologia – do público ao privado

Apesar de associada à Medicina estética (essa daqui nem especialidade é), a Nutrologia é uma especialidade médica que nasceu, tem sua base e principal característica na prática hospitalar.

A apropriação pela medicina estética foi um lapso, um grande equívoco e vergonha a que a especialidade tem sido empurrada pela pressão de médicos puramente vendedores e sem nenhuma qualificação. Em sua maioria, esses médicos ganham a vida pagando propagandas enganosas, agências de marketing, blogueiras, aparição na TV etc para venderem seus chips, implantes hormonais e soros que apenas fazem mal aos seus pacientes e custam caríssimo, aumentando o faturamento de suas clínicas, pois eles deixaram a prática médica do cuidado ao paciente e a ética profissional (se é que algum dia já tiveram) para serem exclusivamente vendedores.

A maioria nem nutrólogo é, pois, para ser médico especialista de verdade, é essencial ser registrado no CFM e ter o RQE, registro de Qualificação de Especialista (exemplo: médico cardiologista tem que ter RQE em Cardiologia, médico endocrinologista tem que ter RQE em endocrinologia,  médico nutrólogo tem que ter RQE em Nutrologia). Não adianta escrever Nutrologia no Instagram, dar aula em alguma instituição ou vender curso on-line, porque hoje qualquer um faz isso;  tem que ter o RQE. Qualquer pessoa coloca o que quiser no perfil do Instagram, pois não existe regulação de postagens pelos conselhos e nem tem como isso acontecer.  É preciso checar a informação da especialidade no site do CFM. E chequem mesmo, porque os vendedores de chips colocam informações falsas nos seus perfis para ludibriar a população e aumentar suas vendas.

Hormônios anabolizantes viciam, dão dinheiro e dão uma impressão visual relativamente agradável (para o padrão estético masculino do momento), mas te colocam num grupo de alto risco de morte cardiovascular e complicações, de queda de cabelo a transtornos psiquiátricos e disfunções sexuais. Nenhuma sociedade médica recomenda o uso de anabolizantes, de soros de imunidade e afins.

Ah, e se alguém precisar de hormônios, por alguma disfunção glandular, quem prescreverá será o médico endocrinologista (com RQE de Endocrinologia), mas nunca para fins estéticos. Se passou para fins estéticos, desconfie e denuncie, pois é uma prática condenada e que aumenta a mortalidade. Não existe dose segura ou dose fisiológica.

Voltando para a raiz da Nutrologia: a Nutrologia é essencial no hospital. Normas do Ministério da saúde e da Anvisa exigem a EMTN, equipe multiprofissional de terapia nutricional nos hospitais. Ela será chefiada pelo médico com formação em terapia nutricional, o médico nutrólogo. Enfermeiros, Farmacêuticos e Nutricionistas fazem parte também da equipe e são de extrema importância.

Essa equipe é responsável pelas boas práticas e pelo combate à desnutrição nos hospitais. O paciente desnutrido passa mais tempo no hospital, infecta mais, complica mais nas cirurgias, reinterna mais, custa mais caro ao hospital, pois precisará de mais intervenções,  mais drogas, mais tempo e, infelizmente, tem maior mortalidade.

O médico nutrólogo segue diretrizes das sociedades médicas nacionais e internacionais relacionadas à Nutrologia e Terapia Nutricional. O objetivo maior é indicar adequadamente a via nutricional, seja enteral ou parenteral, evoluir os pacientes, reduzir complicações e reduzir a mortalidade através de educação continuada da equipe, cuidados com o paciente, atualizações, relatórios e protocolos atualizados para cada serviço.

 

Um exemplo clássico do nosso dia a dia no hospital é um paciente que precisa se submeter e uma cirurgia de um câncer no estômago, com muitos sintomas do trato gastro-intestinal e que está desnutrido. Precisamos prepará-lo para que ele tenha  melhor resposta ao estresse cirúrgico e utilizaremos uma forma de Terapia Nutricional chamada nutrição parenteral individualizada no peri-operatório.

O médico nutrólogo evidentemente pode trabalhar em consultórios, ambulatórios, universidades, gestão pública e privada, mas , vender hormônios, soros, chips jamais combinará com a especialidade (e com qualquer outra, pois tudo isso é uma grande mentira criada pra vender mais, viciar e dar likes). A Nutrologia nasceu no hospital, nutre vidas nos hospitais de referência do Brasil e do mundo. São nossas vidas. São as vidas dos nossos familiares, amigos e pessoas que amamos. Uma vida perdida não volta. Vocês acham isso pouco?

Tornar um hospital uma referência deveria ser o objetivo de todo gestor hospitalar.

Apenas alguns hospitais particulares do Estado de Pernambuco possuem médicos nutrólogos na equipe hospitalar e me orgulho de fazer  parte de um deles.

O SUS de Pernambuco não tem médico nutrólogo, ainda, infelizmente. Isso é muito grave.

Lutar para que todos os hospitais tenham EMTN, médico nutrólogo é de extrema importância.

A população precisa exigir e pressionar as autoridades para o cumprimento das normas do Ministério da Saúde/Anvisa que preconizam que haja a Equipe Multiprofissional de Terapia Nutricional e o Médico Nutrólogo nos Hospitais. O objetivo maior é lutar pelo paciente, pelas evidências científicas e pela boa prática profissional.

 

Referências:

1.  abran.org.br

2.  braspen.org

3.  endocrino.org.br

4.  portal.cfm.org.br

5.  medicinadoesporte.org.br

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Últimos