Consultas e pareceres da Nutrologia

A Nutrologia é uma especialidade médica e, como tal, segue a Semiologia tradicional. Anamnese, exame físico e exames complementares. A depender do caso, o médico nutrólogo dará determinado direcionamento, utilizando no interrogatório escalas e escores existentes. Podem ser realizados protocolos de triagem de risco nutricional e avaliação do estado nutricional do paciente.

Condições relacionadas ao excesso ou a falta de nutrientes são investigadas e pesquisadas para que haja o devido tratamento e orientações. Seguimos as diretrizes oficiais do Conselho Federal de Medicina e da Associação Brasileira de Nutrologia onde temos cadastro oficial e Registro de Qualificação de Especialista.

Tudo isso ocorre quase simultaneamente e o paciente nem percebe, pois , o médico preenche no prontuário a partir de informações colhidas durante anamnese e exame físico.

Além disso, realizamos o exame de bioimpedância elétrica para avaliação da composição corporal do paciente. O exame de bioimpedância não é feito em portadores de marca-passo nem em mulheres gestantes ou com suspeita de gestação.

Desnutrição, anorexia por câncer, redução do consumo alimentar e emagrecimento por cirurgias de cabeça e pescoço e do trato gastrointestinal, transtornos alimentares, síndrome do intestino irritável, doenças inflamatórias intestinais e transtornos alimentares como anorexia nervosa e compulsão alimentar são exemplos de situações frequentemente acompanhadas e tratadas pelo médico nutrólogo.

Não utilizamos as redes sociais para realizar atendimentos, já que qualquer interação com o paciente configura atendimento e precisa ser registrada em prontuário oficial.

Damos pareceres e fazemos visitas para pacientes internados em hospitais UTI e enfermarias de Caruaru. Não fazemos visitas domiciliares.

Montamos e orientamos Equipes Multiprofissionais de Terapia Nutricional em Hospitais de grande porte, já que para o nível máximo de acreditação hospitalar é essencial a presença do médico nutrólogo na equipe. A prescrição das nutrições parenterais é ato médico e é rotina na Nutrologia.

Consultas e Pareceres Nutrologia

Contato e agendamento pelo WhatsApp (81)997946188

Atendimentos presenciais em Caruaru-PE.

Fazemos tele consulta online seguindo as recomendações do CFM.

Dr. José Carlos Teotônio, médico nutrólogo titulado pela ABRAN CRM 20581 RQE 13311.

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Últimos