Como fazer tofu

Receita fácil, prática, rápida, nutritiva e com alto teor de proteínas.

Versátil, pode ser feito “mexido” com temperos no café da manhã, por exemplo. Muito utilizado em preparo de sushis veganos, cremes, doces ou salgados.

Ingredientes

2 xícaras de chá de grãos de soja

4 xícaras de chá de água filtrada

2 limões taiti

Preparo

Deixe de molho em água os grãos de soja por cerca de 8h. Eu usei a soja orgânica e não transgênica que comprei num empório aqui do Recife. Escorra a água, lave mais um pouco e bata cerca de 02 xícaras do grão de soja com 04 xícaras de água filtrada. Coe com um voal ou tecido fino, pois vc usará o leite da soja. O resíduo chama-se okara e vc pode utilizar em outras receitas, como hambúrgueres (existem alguns vídeos no YouTube do povo ensinando). Leve esse leite a uma panelinha em fogo médio e mexa suavemente por cerca de 15min. Após esse período, desligue o fogo (o leite estará fervendo) e acrescente imediatamente um coagulante, que pode ser: sumo de limão, vinagre ou cloreto de magnésio. Eu usei o sumo de dois limões taiti grandes. Após coagular, escorra o resto do líquido e coloque o tofu já pronto num recipiente de modo que possibilite escorrer o restante do soro. É preciso colocar um peso em cima para agilizar esse processo e “prensar” o tofu. Guarde na geladeira. Use a criatividade e invente receitas com essa excelente fonte de proteínas e cálcio. 😊☀️

Já se inscreveu no meu canal do YouTube? Conto com a sua ajuda para transmitir a mensagem da Medicina Natural para todo o mundo.

Sugestão deliciosa e nutritiva de o que fazer com o resíduo do tofu (okara):

Dr. Carlos Teotônio

Médico

Nutrologia Clínica

Medicina Natural

Estudioso da Alimentação Saudável e Medicina do Estilo de Vida

Certificado em Plant-Based Nutrition pela Cornell University

Assine nossa newsletter para ficar sabendo toda vez que tiver novidades no nosso site. Basta preencher seu e-mail no espaço destinado no canto inferior direito da página.

Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 28 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho