A menopausa é definida como a ausência de períodos menstruais por 12 meses. Trata-se de um processo natural, que todas as mulheres experimentarão, e ocorre devido ao fim da função dos ovários.
Essa cessação de função ocorre gradualmente. O chamado período de transição perimenopáusica é uma experiência diferente para cada mulher.
A idade média da menopausa é de 51 anos, mas a menopausa pode ocorrer antes – aos 30 – ou até mesmo aos 60. Não há teste de laboratório confiável para prever quando uma mulher entrará na menopausa.
A idade em que uma mulher começa a ter períodos menstruais não está relacionada à idade de início da menopausa.

Os sintomas da menopausa podem incluir sangramento vaginal anormal, ondas de calor, sintomas vaginais e urinários e mudanças de humor. Evidentemente cada mulher é um Universo e poderá ou não sentir-se desconfortável e, caso tenha sintomas da menopausa, eles podem aparecer em graus diversos.
Complicações que as mulheres podem desenvolver após a menopausa incluem osteoporose e doenças cardíacas.
Os tratamentos para a menopausa são personalizados para cada mulher e são direcionados para aliviar os sintomas.

A reposição hormonal, ao contrário do que se propaga, pode piorar muito a qualidade de vida da mulher, tendo em vista aumentar o risco de doenças cardiovasculares e câncer.
Um tratamento eficaz para os sintomas desagradáveis consiste em realizar a modulação intestinal, orientações alimentares adequadas, prática de exercício físico, meditação, Yoga, suplementos vitamínicos naturais e fitoterápicos. Converse com seu médico!

Dr. Carlos Teotônio
Médico Clínico Geral
Especialista em Nutrologia
Certificado em Plant-Based Nutrition pela Cornell University.
Veja também: