A Menopausa pode ser uma fase tranquila e feliz

A menopausa é definida como a ausência de períodos menstruais por 12 meses. Trata-se de um processo natural, que todas as mulheres experimentarão, e ocorre devido ao fim da função dos ovários.

Essa cessação de função ocorre gradualmente. O chamado período de transição perimenopáusica é uma experiência diferente para cada mulher.

A idade média da menopausa é de 51 anos, mas a menopausa pode ocorrer antes – aos 30 – ou até mesmo aos 60. Não há teste de laboratório confiável para prever quando uma mulher entrará na menopausa.

A idade em que uma mulher começa a ter períodos menstruais não está relacionada à idade de início da menopausa.

Os sintomas da menopausa podem incluir sangramento vaginal anormal, ondas de calor, sintomas vaginais e urinários e mudanças de humor. Evidentemente cada mulher é um Universo e poderá ou não sentir-se desconfortável e, caso tenha sintomas da menopausa, eles podem aparecer em graus diversos.

Complicações que as mulheres podem desenvolver após a menopausa incluem osteoporose e doenças cardíacas.

Os tratamentos para a menopausa são personalizados para cada mulher e são direcionados para aliviar os sintomas.

A reposição hormonal, ao contrário do que se propaga, pode piorar muito a qualidade de vida da mulher, tendo em vista aumentar o risco de doenças cardiovasculares e câncer.

Um tratamento eficaz para os sintomas desagradáveis consiste em realizar a modulação intestinal, orientações alimentares adequadas, prática de exercício físico, meditação, Yoga, suplementos vitamínicos naturais e fitoterápicos. Converse com seu médico!

Dr. Carlos Teotônio

Médico Clínico Geral

Especialista em Nutrologia

Certificado em Plant-Based Nutrition pela Cornell University.

Veja também:

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 28 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho