Queijo de castanhas de caju fermentado de verdade

Por muito tempo eu procurei uma receita de um queijo vegano de verdade, gostoso, fermentado.

Poucos foram os queijos veganos que eu consumi com sabor de queijo mesmo.

Você pode usar essa receita para produzir os melhores queijos veganos e vender aí no seu bairro, na sua cidade! Tenho certeza de que vai ser o maior sucesso! Não se esquece de tirar uma foto e de me marcar no instagram e no Facebook pra eu curtir! =)

Use sua criatividade! O universo dos queijos é infinito. Os sabores e tipos vão depender do probiótico utilizado (fungos, bactérias do bem!), da fermentação, do uso de coagulante ou não (não usei), temperatura, se fermentou no escuro ou na luz etc.

perfeito

Vamos para a receita:

Ingredientes:

300g de castanhas de caju cruas (da branca) demolhadas por 8h *

1 cápsula probiótica de Lactobacillus acidophillus 1 bilhão de UFC**

Meia xícara de chá de água mineral

Sal a gosto

Ervas finas, açafrão ou outros temperinhos caso queira um queijo temperado.

*deixa a noite toda numa cumbuquinha com água mineral, é importante que seja água mineral e não da torneira. A água da torneira tem muito cloro e pode atrapalhar o processo de fermentação.

**você encontra em farmácias de manipulação ou em qualquer farmácia comum. Não tendo, você pode usar a água do Rejuvelac. Tem vídeo no YouTube explicando como faz, super fácil.

Modo de preparo:

Abra a cápsula do probiótico e misture o pozinho de dentro (que são os lactobacillus) na água. Escorra as castanhas de caju e coloque no liquidificador. Vá colocando a água mineral com o probiótico dissolvido aos poucos para auxiliar a liquidificação. Não deixe ficar muito cremoso. É apenas para bater as castanhas de forma uniforme. Não pode ficar nenhum pedacinho.

Eu bati cerca de 5 minutos até não tem pedaços das castanhas.

Não coloque o sal agora! Você pode prejudicar o início do processo fermentativo.

Despeje o conteúdo num recipiente e cubra com um pano ou voal (tem que entrar oxigênio, portanto, não tampe). Deixe em temperatura ambiente por 24h.

Após 24h, coloque o recipiente aberto (cobre apenas com um paninho) na geladeira por 2 ou 3 dias. Ele vai se tornar mais firme. Agora sim você vai salgar e temperar ao seu gosto, misturando com uma colher (cuidado para não salgar demais).

Faça o molde com as mãos ou coloque em algum recipiente cujo formato do queijo você deseje (existem moldes específicos para queijos, mas eu não disponho, então faço com as mãos mesmo, vejam na foto rs). Despeje ervas finas ou açafrão se quiser. Pode deixar ele puro mesmo, sem temperar, fica excelente também.

Levem para um recipiente maior que o formato do seu queijo para não grudar nas paredes nem na tampa. DEIXE SEMPRE NA GELADEIRA! Não feche, deixe entreaberto, pois tem que entrar oxigênio. Para essa versão, eu usei um recipiente de papel do tipo cartolina que eu mesmo fiz num formato de caixa, mas você pode usar qualquer pote ou embalagem. Forre com papel manteiga para não grudar. Eu fechei o recipiente, pois quis fermentar no escuro e coloquei na geladeira. 2 vezes por semana eu abria, virava o queijo com cuidado e “secava” com um paninho seco ou com papel toalha e guardava de volta.

Você pode fazer isso por um mês ou 2 meses. Sempre secando 2 vezes por semana com cuidado e virando o lado. Se for preciso, troque o papel manteiga.

Em locais frios, com temperaturas abaixo de 8ºC ou 10ºC, não precisaria deixar na geladeira.

Esse da foto eu “curei” por 1 mês.

perfeito

Espero que tenham gostado da receita! Façam, tirem foto, postem nas redes sociais e marquem nossa página Dr Carlos Teotônio =)

Já pensou esse queijinho delicioso por cima da sua pizza? Ou mesmo recheando seu pãozinho caseiro? Quer saber como fazer pizza ou pão saudável, fofinho, gostoso e sem glúten? Olha esse post:

Dr. Carlos Teotônio

Médico

Nutrologia Clínica

Medicina Natural

Estudioso da Alimentação Saudável e Medicina do Estilo de Vida

Certificado em Plant-Based Nutrition pela Cornell University

Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 28 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho