Minicurso Alimentação Vegetariana Saudável: As gorduras

As GORDURAS OU LIPÍDEOS fornecem mais energia do que as outras classes de nutrientes. Cada grama de gordura fornece 9 calorias.

Castanhas, óleos vegetais, abacate, sementes oleaginosas de um modo geral são ricos em gorduras.

Elas são formados por ácidos graxos.

Na nossa alimentação existem 2 ácidos graxos considerados essenciais: ômegas 3 e 6.

O colesterol pode ser considerado um lipídeo derivado, assim como os hormônios esteróides derivados dele.

O colesterol é produzido em todas as células do nosso corpo, porém em maior quantidade pelo fígado. Ele é uma molécula essencial para garantir a integridade da membrana plasmática de todas as células humanas. Além disso, é a partir dele que se produz a vitamina D, os hormônios esteróides (estrógeno, progesterona, testosterona) e os sais bliares.

Não confundir com as lipoproteínas transportadoras de colesterol que dosamos no sangue: HDL, LDL e VLDL. Essas são moléculas muito maiores, que contém proteínas, triglicerídeos, enzimas e muito colesterol.

Os lipídeos da dieta são digeridos e são absorvidos e o intestino os compacta na forma de quilomicrons, que vão conter triglicerídeos, vitaminas lipossolúveis e ésteres de colesterol e viajam pelo sangue para todo o corpo distribuindo triglicerídeos para todos os tecidos para serem armazenados (no tecido adiposo) ou usados para produzir energia (pelo músculo).

O fígado “orquestra” a circulação das gorduras no sangue. Ele produz VLDL, moléculas grandes, carregadas de triglicerídeos, ésteres de colesterol para levar aos tecidos periféricos esses nutrientes. Nesse caminho, o VLDL vai perdendo triglicerídeos, se transforma em LDL, continua distribuindo triglicerídeos pelos tecidos e retorna para o fígado para ser reabsorvido. 

Não existe nem bom nem mau transportador de colesterol; todos são fundamentais para o equilíbrio das gorduras no sangue. Entretanto, caso estejam oxidadas as partículas de HDL, VLDL e LDL podem se agarrar à parede arterial e formar o que chamamos de aterolsclerose, um processo inflamatório bastante problemático atualmente devido à alimentação desequilibrada das pessoas, sejam onívoros – que já se alimentam de excessos calóricos e de gorduras – ou veganos que consumam excesso de óleos.

Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 31 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho