Carboidratos, lipídeos e proteínas são conhecidos como macronutrientes. É fundamental que o ser humano adquira diariamente através da alimentação esses nutrientes numa quantidade adequada para se obter energia.
Os carboidratos são os principais fornecedores de energia do ser humano.
De acordo com a OMS, 55 a 75% de nossas calorias devem vir dos carboidratos. Sempre priorizar os integrais, tendo em vista os malefícios à saúde e a pobreza de nutrientes dos alimentos refinados.
O consumo adequado de carboidratos preserva as proteínas do tecido muscular, principalmente em períodos de jejum.
Monossacarídeos: glicose, frutose, galactose.
Dissacarídeos: sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose+galactose).
Polissacarídeos: amido (várias moléculas de glicose) e fibras.
As fibras não são digeridas pelo ser humano. Elas servem para alimentar a nossa microbiota intestinal. São os melhores alimentos para os microorganismos que residem dentro de nós e nos protegem. A fermentação pelas bactérias intestinais dessas fibras produz ácidos graxos de cadeia curta, que são excelentes fontes de enrgia pa as células de nosso intestino e reduzem o risco de câncer. As fibras podem retardar o esvaziamento gástrico ou acelerar o trânsito intestinal.
A glicose proveniente da digestão dos carboidratos é armazenada na forma de glicogênio no tecido muscular pela ação da insulina no estado alimentado. No estado de jejum, o glicogênio muscular será quebrado para fornecer glicose.
Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!