Carboidratos são vilões?

Carboidratos, lipídeos e proteínas são conhecidos como macronutrientes. É fundamental que o ser humano adquira diariamente através da alimentação esses nutrientes numa quantidade adequada para se obter energia.

Os carboidratos são os principais fornecedores de energia do ser humano. 

De acordo com a OMS, 55 a 75% de nossas calorias devem vir dos carboidratos. Sempre priorizar os integrais, tendo em vista os malefícios à saúde e a pobreza de nutrientes dos alimentos refinados.

O consumo adequado de carboidratos preserva as proteínas do tecido muscular, principalmente em períodos de jejum.

Monossacarídeos: glicose, frutose, galactose.

Dissacarídeos: sacarose (glicose + frutose), lactose (glicose+galactose).

Polissacarídeos: amido (várias moléculas de glicose) e fibras.

As fibras não são digeridas pelo ser humano. Elas servem para alimentar a nossa microbiota intestinal. São os melhores alimentos para os microorganismos que residem dentro de nós e nos protegem. A fermentação pelas bactérias intestinais dessas fibras produz ácidos graxos de cadeia curta, que são excelentes fontes de enrgia pa as células de nosso intestino e reduzem o risco de câncer. As fibras podem retardar o esvaziamento gástrico ou acelerar o trânsito intestinal. 

A glicose proveniente da digestão dos carboidratos é armazenada na forma de glicogênio no tecido muscular pela ação da insulina no estado alimentado. No estado de jejum, o glicogênio muscular será quebrado para fornecer glicose.

Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 34 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho