Síndrome do intestino irritável e disbiose intestinal

A síndrome do intestino irritável (SII) é caracterizada por um conjunto de sintomas, principalmente dor crônica no abdome, além de distensão e alterações nos hábitos intestinais – diarréia ou constipação.
A disbiose intestinal é a grosso modo um desequilíbrio da flora intestinal normal, ou seja dos microorganismos que residem no nosso corpo e nos protegem. Juntamente com os fatores emocionais, são os fatores mais importantes desencadeadores da SII.
A flore intestinal saudável  é composta por várias bactérias (como os Lactobacilos) e fungos que nos protegem, ajudam na digestão de alimentos e produzem inclusive vitaminas do complexo B. 
O melhor alimento pra nossa flora são as fibras – frutas, verduras e grãos integrais. O consumo excessivo de leite, glúten e proteína animal gera desequilíbrio da flora normal, inflamação e aumento da permeabilidade intestinal.

Desse modo, moléculas grandes e mal-digeridas podem atravessar a parede intestinal e cair na corrente sanguínea, gerando processos alérgicos diversos, inclusive alterações de humor.

Além disso, eu tenho encontrado em muitos casos, senão na maioria dos meus pacientes, a presença da alergia alimentar nestes casos, que se curam com o afastamento do alimento alérgico, correções metabólicas e uso de probióticos.

Converse com seu médico se você apresentar qualquer um desses sintomas.

REFERÊNCIAS
1-Kumar, V; Abbas, Abbas; Aster, Jon C.. Robbins & Cotran Patologia – Bases Patológicas das Doenças (Locais do Kindle 46156-46158). Elsevier Health Sciences Brazil. Edição do Kindle. 
2 –  PERAGINE, J.Gluten intolerance and celiac disease explained. In: Just 10 Pages Microbook Series, 2011.

Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 28 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho