Minicurso Alimentação Saudável Vegetariana – As proteínas

Da mesma forma que rinocerontes, elefantes, hipopótamos e gorilas garantem suas proteínas de plantas, os veganos também.
Todos os aminoácidos essenciais existem numa alimentação exclusivamente vegetariana.
As proteínas são incorporadas na alimentação, digeridas e assimiladas na forma de aminoácidos que vão ser estocados para síntese de novas proteínas ou direcionados para uma via de produção de energia após desaminação e gliconeogênese. 
As proteínas que utilizamos a partir dos aminoácidos da dieta são todas produzidas no nosso corpo via síntese proteica mediada pelo nosso DNA.
Elas exercem inúmeras funções: estrutural (colágeno, queratina), sinalização (hormônios como FSH, LH, TSH, insulina), defesa (anticorpos), catalisadores (enzimas como a lactase), neurotransmissão (serotonina), transporte (hemoglobina).
As pessoas precisam de aproximadamente 10 a 15% de suas calorias provenientes de proteínas. A maioria das plantas tem mais de 8% de proteínas na sua composição. Como exemplo de vegetais com alto teor proteico temos: feijões e grãos integrais (20 a 40% de proteínas do total de calorias), tofu (39 a 40% de proteínas do total de calorias), castanhas (20 a 40% de proteínas do total de calorias), folhas verdes (9 a 17% de proteínas do total de calorias). Frutas e vegetais ricos em amido possuem menor teor, devendo ser comido em uma quantidade muito alta para que se atinja a necessidade diária. Frutas possuem 2 a 10% de suas calorias totais de proteínas e vegetais ricos em amido cerca de 8 a 12%.

Referências:
1-Bioquímica Ilustrada – 5ª Ed. Champe,Pamela C.; Harvey,Richard A.; Ferrier,Denise R., Ph.D; 2-Lehninger Principles Of Biochemistry- 6th edition. Nelson,David L.
3 – DAVIS, Brenda e MELINA, Vesanto. Becoming Vegan Comprehensive edition. The complete reference on Plant-based nutrition, 2014.

Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 28 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho