Hipotireoidismo

Sonolência, ganho de peso, depressão e constipação são alguns sintomas do Hipotireoidismo, ou seja, baixa função da glândula tireóide. ???

O hipotiroidismo é uma epidemia que afeta 1 em cada 10 mulheres.??

Ocorre que existe algum processo inflamatório, deficiência de nutrientes e minerais e por isso estão sendo produzidos poucos hormônios tireoidianos!

Veja como funciona: o hormônio estimulante da tireóide (TSH) é liberado pela glândula hipófise de onde ele viaja e diz à glândula tireóide para liberar um hormônio da tireóide chamado T4. O T4, em seguida, viaja para os tecidos periféricos, onde é convertido em T3, outro hormônio tireoidiano ativo. A função do T3 é ligar-se a um receptor em algumas células e ativar reações químicas vitais.

A produção do TSH envolve zinco, magnésio, vitamina B12 e proteínas. ??????

Para produzir T4, você precisa de iodo e do aminoácido tirosina. Na verdade, o 4 em T4 representa 4 moléculas de iodo. A vitamina C e vitamina B2 são necessárias em níveis saudáveis ​​para levar o iodo para as células.

????

Você precisa de selênio para acionar a enzima que converte T4 em T3 ativo. Sem ele, você não terá T4 ativado convertido! Se você tem Tireoidite de Hashimoto, certifique-se de que você está ingerindo adequadamente iodo e selênio. O selênio evita a oxidação do iodo na tireóide. Uma excelente fonte de selênio que sempre citamos é a castanha do Pará.

Para o T3 ativo entrar nos tecidos e participar de diversas reações metabólicas, é imprescindível que haja vitamina D e vitamina A em quantidades adequadas.

????☀☀

O corpo humano é um conjunto complexo e uma boa nutrição nos mantém saudáveis. Pensem nisso. Qualquer dúvida precisa ser esclarecida com seu médico ??‍⚕️?.

Referências:

1-Bioquímica Ilustrada – 5ª Ed. Champe,Pamela C.; Harvey,Richard A.; Ferrier,Denise R., Ph.D;

2-Lehninger Principles Of Biochemistry- 6th edition. Nelson,David L.

Já conhece nosso canal no YouTube? Dá uma olhada lá!  Sempre coloco vídeos atualizados sobre saúde, longevidade e alimentação saudável. Separei esse aqui pra você ver:

🙂

Dr. Carlos Teotônio

Médico

Nutrologia Clínica

Medicina Natural

Estudioso da Alimentação Saudável e Medicina do Estilo de Vida

Certificado em Plant-Based Nutrition pela Cornell University

Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 28 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho