Oxalatos e absorção do cálcio

Os oxalatos são combinações estreitamente ligadas de ácido oxálico e minerais (cálcio, ferro, magnésio ou zinco) que resistem à degradação durante a preparação e digestão de alimentos. Amaranto, beterraba, mandioca, cebolinha, chocolate com leite de soja, miso, salsa, espinafre, acelga-suiça e sementes de gergelim integrais são os alimentos de planta mais oxalatos. Dos minerais mencionados acima, o cálcio é mais fortemente ligado pelo ácido oxálico. Por exemplo, embora o espinafre seja rico em cálcio, apenas cerca de 5 por cento do seu cálcio pode ser absorvido pelo organismo; o resto é transportado para fora nas fezes, ligado pelo ácido oxálico. Muito do ferro nos espinafres ainda pode ser absorvido, porque o oxalato é principalmente ligado com cálcio. Apesar da ligação mineral, esses vegetais fornecem abundante folato, vitamina K, beta-caroteno e muitos outros nutrientes protetores e fitoquímicos não afetados pelos oxalatos.

REFERÊNCIAS –

1- United States Department of Agriculture. Oxalic Acid Content of Selected Vegetables. 2009.
2-Sotelo A et al. Oxalic acid does not inflence nonhaem iron absortion in humans: a comparision os kale and spinach meals. Eur J Clin Nutr. 2008.

Já se inscreveram no nosso canal? Estamos sempre fazendo vídeos baseados nas perguntas que vocês deixam nos comentários lá do YouTube. Vamos espalhar o conhecimento pro máximo de pessoas possível em prol de uma sociedade mais saudável e em harmonia com a Natureza!

Dr. Carlos Teotônio

Médico Clínico Geral

Especialista em Nutrologia Clínica

Certificado em Plant-Based Nutrition pela Cornell University

Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 34 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho