Desinfetante natural de limão

Os desinfetantes do mercado prometem matar 99,9% das bactérias. Acontece que isso nos faz crer que as bactérias são seres nocivos e indesejáveis, quando na verdade é o contrário: somente estamos vivos porque existem bactérias no nosso corpo interagindo com o meio ambiente e nos protegendo contra bactérias patogênicas e agressores de fora.

 

Esse desinfetante que vou ensinar hoje é uma fórmula muito barata e fácil de fazer, que vai deixar sua casa limpa e cheirosa.

É comum chegarem pacientes no consultório médico com alergias respiratórias ou de pele, em virtude de produtos químicos de uso doméstico, em especial detergentes e desinfetantes. As empresas de “limpeza” prometem eliminar 99,9 % das bactérias com seus produtos milagrosos. O que muita gente não sabe é que isso afeta também nossa microbiota protetora. Temos trilhões de células bacterianas protegendo e interagindo com a nossa pele, sistema digestivo, sistema imunológico e genito-urinário. Ocorre que, essas bactérias estão em harmonia conosco. A Natureza fez com que essa relação simbiótica entre esses microorganismos e nossos corpos fosse fundamental para manutenção da vida no planeta Terra.

 

Inclusive essas bactérias produzem vitamina B12, porém isso será pauta de outro artigo.

 

O que desejo transmitir é: o processo de limpeza doméstica e do nosso corpo não deve visar eliminar nossas bactérias normais e protetoras – a microbiota normal – isso leva a doenças graves não somente processos alérgicos – mas sim eliminar bactérias patogênicas, ou seja, causadoras de doenças, como Vibrio cholerae, Staphylococcus aureus, Escherichia coli e Salmonella enteritidis.

Não falo aqui de tirar a gordura ou partículas grossas e maiores – para esses casos, deve-se buscar usar algum desengordurante natural – como sabão de coco ou saponaria. Além disso, o bicarbonato de sódio ajuda também em limpezas grosseiras e como clareador de superfícies.

Quero mostrar uma solução para limpeza simples de superfícies, cozinha, banheiro etc sem agredir nosso corpo e as bactérias saudáveis e boas que nele habitam.

Em outro artigo quero falar também sobre o uso frequente do sabonete, que pode ser extremamente prejudicial pra nossa pele e pras bactérias protetoras que nela habitam, mas preciso saber se vocês estão gostando dos meus posts e também do canal lá do YouTube. Preciso que vocês se inscrevam e ativem as notificações pra me estimular a continuar postando aqui e fazendo vídeos :). Além disso me sigam nas redes sociais.

https://www.youtube.com/channel/UC1Swnyn0v5g0_lw6TNz8bjg?view_as=subscriber

https://www.instagram.com/drcarlosteotonio/?hl=pt-br

https://www.facebook.com/drcarlosteotonio/

 

Vários estudos evidenciam o efeito bactericida e larvicida do limão. Seus óleos essenciais naturais e de odor agradável não danificam nossa microbiota protetora, apenas organismos invasores.

O simples fato de espremer o limão por cima já solucionaria grande parte do problema. Entretanto, pode manchar e oxidar algumas superfícies. Desse modo, podemos fazer diversas soluções. Uma ideal que encontrei pra mim, lendo alguns sites estrangeiros foi:

Uma solução de 05 limões espremidos para cada litro de água.

Você pode espremer na hora ou usar as carcaças dos limões que você usou na sua cozinha ou fez suco e foi juntando. Lembre-se de reservar essas carcaças imersas em água e por no máximo até 03 dias.

Você pode simplesmente deixar os limões espremidos na água e usar dessa forma com o auxílio de um reservatório-spray e ir aplicando nas superfícies que deseja higienizar.

Eu prefiro bater no liquidificador e coar para não ficar os pedacinhos de limão espalhados pela casa.

O cheiro é uma delícia, bem forte e concentrado. Você pode acresecentar duas gotas de óleo essencial do seu gosto para variar de vez em quando. Se não for usar o desinfetante em até 24h, acrescente 10mL de álcool etílico para conservar. Se colocou o álcool, tem prazo de validade por tempo indeterminado.

Gostaram dessa dica? Compartilhem com os familiares e amigos. Vamos atingir o máximo de pessoas possível. Meu objetivo é chegar principalmente nas comunidades mais carentes e levar esse conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas!

Referências:

1-  2013 Jan 1;160(3):353-9. doi: 10.1016/j.ijfoodmicro.2012.11.009. Epub 2012 Nov 20.

2 –  2000 Oct;23(10):1235-8.

3- https://hmpdacc.org/ .

Dr. Carlos Teotônio

Médico Clínico Geral

Especialista em Nutrologia Clínica

Certificado em Plant-Based Nutrition pela Cornell University

 

Já conhece nosso canal no YouTube? Lá eu coloco vários vídeos educativos sobre saúde e estilo de vida. Inscrevam-se e compartilhem. Ativem as notificações para saberem toda vez que houver vídeo novo!

 

Compartilha com seus amigos pra ajudar o maior número de pessoas possível com essas novidades naturais e saudáveis. Basta clicar abaixo nos ícones das redes sociais. Abraços!

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimos

Emoções e saúde

A pesquisa mind-body research (mente-corpo) do Instituto Nacional de Saúde (NIH nos Estados unidos) é apenas uma das muitas que identificaram a conexão entre a

ASSISTIR »
Assinar blog por e-mail

Receba notificações de novas publicações por e-mail!

Junte-se a 31 outros assinantes

Fechar Menu
×

Carrinho